Anfíbios e Répteis

Nome científico: Salamandra salamandra, Linnaeus
Nome comum: salamandra-de-pintas-amarelas, salamandra-comum, salamandra-do-fogo
Família: Salamandridae


Este anfíbio com cauda pode atingir os 30 cm de comprimento tendo como característica principal padrões de manchas amarelas ao longo do seu corpo, sendo que cada individuo possui padrões únicos. Esta salamandra tem um corpo robusto, uma cabeça larga e patas curtas e grossas com uma pele lisa, húmida e brilhante. Estes animais possuem uma reputação algo negativa entre o Homem, tendo a sua coloração particular sendo decisiva para a sua conotação como animais demoníacos desde a Idade Média. Actualmente, esse medo e uma certa repugnância por estas salamandras ainda persistem juntamente com a falsa crença que a sua mordedura é venenosa, sendo que estas apenas têm como defesa uma secreção cutânea que é irritante para os olhos e quando ingerida pode causar má disposição e alucinações. Este anfíbio pode ser encontrado por toda a Europa preferindo zonas montanhosas, húmidas e sombrias, perto de ribeiros e charcos. 


Nome científico: Pelophylax perezi, Seoane
Nome comum: rã-verde, rã-comum
Família: Ranidae
Este é um dos anfíbios mais conhecidos da nossa fauna, sendo uma rã com tamanho entre os 5 e os 10 cm, sendo uma excelente nadadora bem como uma hábil saltadora. Possui um focinho pontiagudo, patas posteriores desenvolvidas com cinco dedos e com quatro dedos nas anteriores. Apresenta tímpanos grandes e claramente visíveis, um dorso liso podendo ser por vezes ligeiramente verrugoso, normalmente de tons verdes, podendo ter também tons castanhos.
Esta é uma espécie que está distribuída na Península Ibérica e sudoeste de França, tendo como habitat natural florestas e matagais temperados bem como os rios e ribeiros da zona mediterrânica, podendo ser também encontrada em cursos de água temporários. Alimenta-se principalmente de insectos, sendo que também capture caracóis, ovos e larvas de peixes e mesmo outros anfíbios.  

Nome científico: Rana iberica, Boulenger
Nome comum: rã-ibérica
Família: Ranidae

Este anfíbio é uma espécie endémica da Península Ibérica, podendo ser encontrada em rios ou cursos de água montanhosos, de águas frias e rápidas. É uma rã ágil, com um comprimento máximo de 5 a 6 cm, focinho pontiagudo e olhos grandes. A pele é lisa de tons alaranjados a avermelhados, com pequenos grânulos na região dorsal. Quando perturbada é extremamente rápida a saltar em direcção à água bem como a nadar para longe.
Possui uma actividade diurna e noturna, sendo activa durante todo o ano podendo ser menos visível em dia mais frios de Inverno e nos meses mais quentes de Verão, alimentando-se essencialmente de pequenos invertebrados (aranhas e insectos). 
Devido à perda de habitat devido à desflorestação, agricultura excessiva, bem como à ameaça que constitui a introdução de espécies invasoras, a rã-ibérica tem sofrido um declínio significativo nos últimos anos sendo neste momento classificada como espécie Quase Ameaçada.

Sem comentários:

Enviar um comentário